sábado, 2 de outubro de 2010

SOMA DE NÚMEROS INTEIROS



1) Nesta atividade, os alunos terão que resolver uma soma de números inteiros. No exemplo a seguir, é mostrada a maneira como eles devem proceder:
Peça aos alunos que arrastem para a região em forma de elipse a quantidade quadrados com menos e a quantidade de quadrados com mais que estão presentes na expressão. Por exemplo, se a expressão fosse 2 + (-4) o aluno deveria arrastar 2 quadrados com mais e 4 quadrados com menos.


2)Em seguida, os alunos devem clicar em Continue e arrastar os quadrados com menos para cima dos quadrados com mais. Eles perceberão que fazendo isto os dois quadrados desaparecerão.

Neste nosso exemplo, onde a expressão era 2 + (-4), depois do cancelamento dos quadrados a figura resultante será:


3)Agora eles terão que digitar o número que corresponderá à quantidade de quadrados resultantes (Se for um quadrado negativo indicar -1, se forem dois indicar -2, e assim por diante). No nosso exemplo teremos:




4)Para verificar a resposta o aluno deverá clicar em Check. Se aparecer a frase Count the chips in the circle and try again o aluno deverá contar novamente os quadrados resultantes e responder novamente. S e aparecer a frase Good job ! Click New problem to try another problem indicará que o aluno acertou sua resposta e pode clicar em New problem para passar para um outro problema.

Peça para os alunos fazerem três problemas diferentes.

Para resolver somas que envolvam dois números negativos peçam aos alunos para clicarem no itemProblems que está no final da página e selecionarem a opção User. Nesta opção o aluno que deverá digitar os números inteiros que serão somados. No exemplo abaixo, o objetivo é calcular a soma dos números (–2) + (-3).



5)Clicando em Continue basta proceder da mesma maneira que anteriormente e calcular o resultado da soma.

Observação: Os números inteiros que podem ser trabalhados nesta atividade virtual variam de –9 a +9.



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